terça-feira, 9 de março de 2010

O bicentenário do nascimento de Chopin III

Os grandes coreógrafos que usaram as composições de Chopin como inspiração para suas obras.



Sir Frederick Ashton e Michael Smuin


MarieChouinard e John Neumeier



Mariinsky Ballet, "In The Night"
Evgenia Obraztsova e Kirill Safin
Foto de Natasha Razina


Robbins se aprofundaria ainda mais nas composições de Chopin para piano. Em 29 de janeiro de 1970, surgiu “In the Night”, outra peça sonhadora com três íntimas histórias, onde aparecem três pares que mostram estados diferentes, enquanto executam diferentes pas de deux. O primeiro casal vive situações amorosas intensas; o segundo é totalmente romântico, e no terceiro se vislumbran situações complicadas e infelizes. A música de piano usada, com o pianista também no palco, são somente noturnos.



Natalia Makarova e Mikail Baryshnikov, "Other Dances"


A última inspiração de Robbins neste estilo seria entitulada “Other Dances”, trabalho criado especialmente para Natalia Makarova e Mikhail Baryshnikov, com o simples vestuário desenhado por Santo Loquasto. A premiere teve lugar em 9 de maio de 1976, em uma Gala no Metropolitan Opera House de Nova Iorque, em benefício da biblioteca do Lincoln Center.

A música escolhida em princípio incluia seis variações, mas só quatro foram usadas e assim ficou para a posteridade. No entanto, para um programa entitulado “Baryshnikov at the White House” (na era de administração do presidente Carter), visto na televisão americana em 1969 (em Great Performances, Dance in America , com Edward Villella, atual diretor do Miami City Ballet, como apresentador), Robbins preparou um trabalho chamado “Three Chopin Dances”, na qual o admirado Misha apareceu com Patricia McBride. Os três ballets incluiam a mazurca de entrada de “Other Dances”; uma variação para McBride, tomada de “Dances at a Gathering”, e uma valsa final para o par, que daria início a um curto mas maravilhoso solo para Baryshnikov, simples e poético, que ressaltava ainda mais a sobressaliente qualidade artística interior do bailarino. Este pequeno solo nunca mais apareceu em um palco.

Lynn Seymour com Anthony Dowell e Darcey Bussel
"A Month in the country"

Outros destacados coreógrafos também cairam no feitiço da música de Chopin. Entre os mais importantes está Sir Frederick Ashton (1904-1988) quem criou em 12 de fevereiro de 1976 para o Royal Ballet de Londres, “A Month in the Country”, ballet em um ato, baseado em uma narrativa de Turgeyev, com orquestração de John Lanchbery, e desenhos de Julia Trevelyan Oman. Estreado no Covent Garden de Londres, a história é complicada, e, sem dúvida, o coreógrafo consegue grande efeito usando passos rápidos e cristalinos, que são sempre sua carta de triunfo. As cenas dramáticas são conduzidas com grande elegância, visando desenvolver a complicada trama. A estréia teve Lynn Seymour e Anthony Dowell nos papéis principais.



A conhecida história de Marguerite Gautier e Armand Duval , foi transformada em um ballet de três atos, e levado aos palcos do Württenbergishes Staatstheatre, em 4 de novembro de 1978, pelo Ballet de Stuttgart, sob o título “Kameliendame”, com coreografia de John Neumeier -- coreógrafo estadounidense, diretor artístico do Ballet de Hamburgo--. Como intérpretes da famoso par da história, estavam Marcia Haydée e Egon Madsen. A partitura que acompanha a obra inclui o Concerto de Piano No. 2 de Chopin, o romance do Concerto No. 1 e várias peças individuais.

O American Ballet Theater anunciou a estréia novaiorquina da obra em 25 de maio de 2010, durante su próxima temporada de primavera-verão no Met do Lincoln Center. Os protagonistas nesse dia serão Julie Kent e Roberto Bolle.

Na foto: Paris Opera Ballet, Stéphane Bullion e Agnés Letestu, "La dame aux camelias". Foto Sébastien Mathé


Entre outros coreógrafos que tem composto trabalhos inspirados em Chopin, e são dignos de serem mencionados, deve-se lembrar de Michael Smuin (1938-2007), por seu “The Eternal Idol”... um extenso Pas de Deux que tem acompanhamento do Concerto No. 2 para piano. A obra foi estreada pelo ABT em 4 de dezembro de 1969, com Cynthia Gregory e Ivan Nagy nos papéis principais, se manteve no repertório da companhia durante algum tempo.
Na foto: Marjorie Grundvig e Lee Bell em "The Eternal Idol - a Tribute to Rodin" - Smuin Ballets





A mais recente coreografia é “24 Prelúdios de Chopin”, original da coreógrafa Marie Chouinard, estreada pea Companhia Marie Chouinard, no Festival Teatral Tanzwoechen de Viena, Austria, en 1999. A peça aparece atualmente no repertório do Ballet Nacional de Canadá.
Na foto: Ballet Nacional do Canada, "24 Prelúdios de Chopin", Noah Long e Tiffany Mosher, por Sian Richard

Nenhum comentário:

Postar um comentário