Meio século depois da música de Chopin ter sido eleita como base para "Les Sylphides", uma das mais relevantes personalidades da era moderna no mundo da coreografia, Jerome Robbins (1918-1998), escolheria também partituras do afamado compositor para criar passos sobre elas, obtendo resultados de extraordinaria beleza e novidade.
Robbins, extremamente prolífico nesse campo, montaria um total de quatro obras sobre a música de Chopin. A primeira, “The Concert”, estreada pelo New York City Ballet em 6 de março de 1956, com vestuário de Irene Sharaff, é uma divertida coreografia, na qual o coreógrafo usa com grande acerto seu irônico senso de humor.
A primeira, “The Concert”, estreada pelo New York City Ballet em 6 de março de 1956, com vestuário de Irene Sharaff, é uma divertida coreografia, na qual o coreógrafo usa com grande acerto seu irônico senso de humor. Trata-se de um grupo que assiste a um concerto de música para piano de Chopin, e ocupa lugares em cena, perto do piano e do pianista, que aparecem em um canto do cenário.
As peças musicais propiciam situações variadas, dentre estas, o prelúdio de “a gota d'água” oportuniza a que alguns dos assistentes do concerto, abandonem seus assentos e caminhe pela cena, prtotegendo-se da chuva imaginá com uma sombrinha.
O estudo “mariposa” serve para que o adúltero esposo de uma das concorrentes, dance furiosamente uma mazurca. Cada situação é de grande comicidade, e diverte enormemente a platéia.
Em uma troca total de ambientação, Robbins produziu alguns anos mais tarde, uma de suas mais portentosas e inspiradas coreografias... Uma jóia que chamaria “Dances at a Gathering”, com figurinos de Joe Eula, que o NYCB colocou em cena pela primeira vez, em 22 de maio de 1969.
A obra consiste em uma série de danças para piano, sem um tema preciso, onde cinco pares, diferenciadas somente pela cor do que cada uma veste, intercalam atrativas variações executadas como solos, pas de deux, ou danças de conjunto.
Os passos são modernos e diferentes, se bem que há momentos de danças suaves e encantadoras. Sem dúvida, há outras seqüencias de deslumbrante virtuosismo, onde também aparece um toque de humor. Os noventa minutos de duração da obra, que desenvolve dezoito partituras para o acompanhamento ao piano (várias mazurcas, valsas e estudos, assim como um scherzo e um noturno), tornam-se curtos. Os inúmeros aplausos no final, são uma mostra inequívoca que o público desejaria mais. Esta fulgurante jóia reaparecerá proximamente, nas últimas semanas da atual temporada do NYCB, no teatro Koch do Lincoln Center.
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Imagem 1: Jerome Robbins em ensaio com Mikhail Nikolaévich Baryshnikov, foto de Martha Swope
Imagem 2: San Francisco Ballet, "The Concert"
Imagem 3: Pennsylvania Ballet, Riolama Lorenzo em "The Concert", foto de Paul Kolnik
Imagem 4: Pacific Northwest Ballet; Kaori Nakamura, Carla Korbes e Sarah Ricard Orza em "Dances at a Gathering", foto de Joshua Trujillo
Imagem 5: PNB; Seth Orza com Sarah Ricard Orza em "Dances at a Gathering", foto de Joshua Trujillo
amei seu blog! lindo d+!!!!!!!!! voce posta assuntos q muitas vezes são esquecidos por muitas pessoas e isso é otimo, te deixa autentica! parabens!
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